segunda-feira, 15 de junho de 2009

Cólera Divina

Na semana passada eu apresentei no colégio um seminário para a disciplina de história. O tema foi um dos meus favoritos: REFORMA PROTESTANTE.
Como eu já devo ter citado em alguma postagem aqui, eu sou cristão Adventista do 7º Dia, oficial e praticante. Entretanto, sou adepto da fé racional; não que religião possa ser explicada pela ciência, mas creio que ela deve ser no mínimo coerente e objetiva naquilo que faz e prega.
Como em todos os meus seminários de história, apresentei os fatos da historiografia de uma forma analítica; sempre trazendo ao contexto contemporâneo e olhando de uma forma crítica e política. Sarcasmo é algo que uso sem a menor moderação, principalmente para alfinetar A Santa Madre Igreja, suas cópias repaginadas e seus deuses comerciantes e assassinos.
Claro que critico a Igreja Católica sem a menor piedade, mas também esfolo as igrejas protestantes e seu comércio de fé.
Para encabeçar nosso trabalho, usamos esse clipe de Ana Carolina, por ter imagens fortes e reflexivas. Ele não explicita e que fé ou de que tipo de pessoa esta falando, por isso mesmo abre espaço para um super debate: COMO VOCÊ RELACIONA A REFORMA A ESSA MÚSICA?
Sei que não sou o único a gostar desse tema e/ou dessa música, então não gostaria de escrever sozinho. Comentem e acrescentem
Quero que venham os comentários mais pessoais e emocionados, pois o debate é bom. Gosto de polêmica, então sejam ousados. Não exitem em apunhalar os corações. Ou o Cristo de Madeira não lhe diz nada?


3 comentários:

Nêcarioca. disse...

É amigo!!! Eu costumo dizer que o critianismo é sempre igual. E a igreja Protestante não faz outra coisa senão copiar a igreja Catolica que copia a protestante num ciclo infinito.
Estamos vivendo no Brasil, um momento terrível, onde o Estado está cada vez mais fraco e hipotente abrindo espaços para os protestantes, que com isso exploram cada vez mais da fé dos fieis. Pastores, cantores viraram profissionais da fé. Um absurdo e ninguem faz nada. Governo não faz nada pra parar com isso.
Aproveitando a deixa, atualizei essa semana meu blog com notícias de Amy Winehouse e sua biografia, passe por lá e deixe um comentário!!!
Aquele Abraço amigoooo!!

Sára Costa disse...

O Cristo de madeira realmente me diz muita coisa. Me mostra como existe pessoas que ainda preferem se enganar e se contentar com deuses inanimados e criados por convenções sociais sem fundamento ou história coerente. Não que haja uma explicação científica para a fé. Mas me parece insanopedir perdão a um homem falho como eu e vc. Me parece loucura adorar a representação de alguém e esperar que daquela representação surja algum milagre. Não há como explicar a fé pq ela é a crença naquilo que não pode ser visto, mas até nesse caso é necessário coerência e fundamentos.

Anônimo disse...

É amigo!!! eu tenho apenas 16 anos, sou protestante e digo : a musica cristo de madeira deixa bem claro que as pessoas precisam ver pra crer não crer pra ver.O povo de israel ficou 40 anos no deserto por desobediencia por levantar deuses para si.O ser humano a cada dia enventa um deus, uma religiao e esquece queDeus e um só .Pastores,cantores não exploram a fé dos fieis.A bíblia é bem clara quando diz:"não é por força ou violencia ,mas sim pelo mover do Espirito Santo..."nós não obrigamos ninguem a fazer nada tudo é de livre e espontanea vontade.O absurdo maior são pessoas sem um pingo de cultura e instrução teologica para poder falar que nós protestantes somos "profissionais da fé"...O Brasil é o país com a maior diversidade cultural e religiosa.Martinho Lutero protestou foi por causa dos erros cometidos pela igreja catolica como a venda de indulgencias por exemplo.Mas as autoridades eclesiasticas da epoca não ouviram e ainda acabaram o excomungando da igreja.Então se hj os protestantes incomodam os católicos deve-se a cegueira espiritual dos lideres eclesiasticos da epoca.Pra que brigar, se na verdade seguem o mesmo Deus? Deveriam se unir pra combater os neopentecostais,as seitas e a maldita teologia da prosperidade.